PESQUISA (2014 - 2015)
As manifestações artísticas
têm, entre várias outras, a capacidade de transmitir ao público sensações,
ideias e/ou emoções, muitas vezes sem usar uma única palavra. As obras do
escultor francês Auguste Rodin (1840-1917) tem esse poder sobre nós. Levando em
conta todo esse magnetismo e as poucas referências que existem em nossa língua
voltadas para o estudo do trabalho desse artista, o projeto intitulado ?As
representações do corpo erótico em Auguste Rodin? analisaráas representações e
significações do corpo representado nas obras desse escultor. A perspectiva de
abordagem deste projeto fará uma avaliação histórica do termo erotismo para
enquadrá-la na analise das obras de Rodin, para isso será utilizada uma
bibliografia que é fundamental para se relacionar com o tema, como, por
exemplo, o clássico O erotismo, de George Bataille. Além disso, outro ponto
importante que será desenvolvido na pesquisa será o diálogo, a relação entre as
esculturas de Rodin e outros veículos artísticos, como, por exemplo, a
literatura.
PESQUISA (2013 - 2014)
Considerando a vasta
produção literária de obras literárias que versam sobre o tema do erotismo,
desde Os 120 de dias de Sodoma, de Marquês de Sade, ao Decameron de Bocaccio, o
projeto intitulado ?As representações do corpo erótico e pornográfico?
analisará as representações do corpo, tendo em vista que há uma distinção de
natureza, e não de grau, entre pornografia e erotismo. Teóricos consagrados, a
exemplo da Susan Sontag, desconsideram este aspecto e tratam as representações
do erótico de forma indiferenciada. A perspectiva de abordagem deste projeto
fará uma avaliação histórica dos termos erotismo e pornografia, tendo vista uma
bibliografia básica existente para este tema, a exemplo de George Bataille, com
seu livro clássico O erotismo, e criando diálogos com outros pensadores que
acabaram por abraçar uma preocupação com este tema: o poeta mexicano Octavio
Paz e as psicanalistas Elizabeth Roudinesco e Julia Kristeva.
PESQUISA (2014 - 2015)
Este projeto pretende
analisar o corpo e suas expressões na interface literatura e artes plásticas.
Partindo dos pressupostos filosóficos de Maurice Merleau-Ponty, principalmente
as ideias e os conceitos contidos nas obras "Fenomenologia da
Percepção", "O olho e o espírito" e "A prosa do
mundo", refletir tanto sobre o corpo, quanto sobre a percepção, o
reconhecimento e a expressão do corpo próprio, apresentando uma relação
dialógica entre literatura, pintura e filosofia.
PESQUISA (2013 - 2014)
Este projeto pretende
analisar o corpo e suas expressões na interface literatura e artes plásticas, a partir de conceitos de
Maurice Merleau-Ponty na sua obra "Fenomenologia da Percepção".
Considerando que o filósofo francês traz enorme contribuição para se pensar as
instâncias definidoras do corpo na contemporaneidade, abordando-o de uma
perspectiva crítica na tradição filosófica ocidental, será realizada uma
análise fenomenológica do corpo no diálogo entre a literatura e as artes
plásticas, tendo em vista as premissas inerentes à sua filosofia: noções de
fundo e objeto; a definição de percepção corporal; as categorias de tempo e
espaço no horizonte do corpo e os princípios norteadores da experiência para o
entendimento do corpo situado em Merleau-Ponty.